Artigos

VIEIRA, Letícia Alves. MOURA, Maria Aparecida. Ciência da Informação brasileira e redes de colaboração acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas. Revista Brasileira de Pós-Graduação. v. 7, n. 14, p. 609-630. Brasília, mar.2011. disponível em : Revista Brasileira de Pós-Graduação ZILLER, Joana. MOURA, Maria Aparecida. Semiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes […]

Informação e conhecimento em redes virtuais de cooperação científica: necessidades, ferramentas e usos

Resumo: A intensificação do uso das tecnologias interativas em rede ampliou o atual cenário de produção e comunicação científica com a conseqüente diversificação dos atores, o intercâmbio de funções e a relativa horizontalização das relações sociais no processo de produção científica. Nesse trabalho, buscou-se compreender os aspectos sociais e tecnológicos envolvidos nas novas dinâmicas de […]

Scripts de atendimento em call centers: uma visão de documentos eletrônicos

SILVEIRA, Sandra Maria, MOURA, Maria Aparecida. Scripts de atendimento em call centers: uma visão de documentos eletrônicos. Encontros Biblio. v. 15, n. 29. P. 145 -168, maio. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/11870/12424 Resumo: O presente artigo contextualiza o serviço de atendimento aos clientes (SAC) no âmbito da Ciência da Informação e busca compreender o fenômeno sob […]

A cultura informacional e os ambientes virtuais de aprendizagem: interações informacionais para a Educação a Distância (EaD)

PAULA, Lorena Tavares de,  MOURA, Maria Aparecida. A cultura informacional e os ambientes virtuais de aprendizagem: interações informacionais para a Educação a Distância (EaD). Educação & Tecnologia. v. 15, n.2, p. 9-23. Belo Horizonte, maio./ago. 2010 Resumo: O presente trabalho apresenta parte de um estudo realizado no campo da Ciência da Informação intitulado: Informação nos […]

Traídos pela palavra?

MOURA, Maria Aparecida, VENÂNCIO, Ludmila Salomão, AMORIM, Valéria Ramos de. Traídos pela palavra? 28.09.2010. In: Observatório da Imprensa. Ver artigo

Semiose e Fluxos Informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais

ZILLER, Joana. MOURA, Maria Aparecida. Semiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais. Liinc em revista, v.6, n.2, setembro, 2010, rio de janeiro, p. 324-340. disponível em http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewfile/369/255 Resumo: Muito presente nas definições de informação, a ideia de representação é também a base da semiótica de Charles Sanders Peirce. […]

Ciência da Informação Brasileira e Redes de Colaboração Acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas

VIEIRA, Letícia Alves. MOURA, Maria Aparecida. Ciência da Informação brasileira e redes de colaboração acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas. Revista Brasileira de Pós-Graduação. v. 7, n. 14, p. 609-630. Brasília, mar.2011. disponível em : Revista Brasileira de Pós-Graduação RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o campo da Ciência da Informação no Brasil […]

Entrevistas e Notícias

2008 O futuro é inclusivo.Revista Diversa. n. 13. fev. 2008. Um país de corpo  negro e alma racista. Jornal  O Tempo. 14 setembro 2008. 2010 Memória e reflexão dentro de casa: livro reúne relato de professores negros sobre sua trajetória na UFMG. Boletim UFMG n.1687. 22.03.2010.  2011 Mulheres que amamos. Maria Aparecida Moura. Jornal  O Tempo. 06 março […]

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO ACESSO PÚBLICO À INFORMAÇÃO NO BRASIL: contexto, historicidade e repercussões

  Nesta obra, articulou-se um conjunto de estudos e reflexões que toma como referência as questões sobre a construção social do acesso público à informação no Brasil. De uma perspectiva crítica, busca-se fornecer subsídios que contribuam no exercício da cidadania em contextos de hipervisibilidade informacional. Tomando como referência a implementação da Lei de Acesso à Informação em 2012 […]

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADANIA: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis

O advento das tecnologias digitais em rede ocasionaram inúmeros desafios e transformações nos processos que envolvem a formação humana e a cultura científica. Acreditamos que tais transformações requerem diálogo, negociação e adaptações no âmbito da cultura escolar e acadêmica na atualidade. Diante de tais desafios, repertoriamos na obra “Educação científica e Cidadania: Abordagens teóricas e […]