A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO ACESSO PÚBLICO À INFORMAÇÃO NO BRASIL: contexto, historicidade e repercussões

 

A Construção do Acesso Público à Informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões Maria Aparecida Moura(Org.) Ed.:PROEX/ UFMG
A Construção do Acesso Público à Informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões
Maria Aparecida Moura(Org.)
Ed.:PROEX/ UFMG

Nesta obra, articulou-se um conjunto de estudos e reflexões que toma como referência as questões sobre a construção social do acesso público à informação no Brasil. De uma perspectiva crítica, busca-se fornecer subsídios que contribuam no exercício da cidadania em contextos de hipervisibilidade informacional.

Tomando como referência a implementação da Lei de Acesso à Informação em 2012 no Brasil e o contexto internacional recente acerca da defesa da liberdade e da autodeterminação informativa dos Estados nacionais, a obra A construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões, reúne uma equipe de pesquisadores multidisciplinares no esforço analítico em compreender o papel social da informação na sociedade contemporânea. Para tanto, busca apoiar a análise acerca dos elementos históricos, contextuais e tecnológicos envolvidos na questão do acesso público à informação no Brasil perpassado pelos atuais debates internacionais.

A coleção Informação & Cidadania, através de análises e reflexões, tem por objetivo disseminar resultados de pesquisas, sínteses de experiências sociais e compilação de dados, que contribuam para ampliação da cultura informacional como elemento fundamental ao exercício da cidadania.

O livro está estruturado em três seções assim dispostas:“Acesso público à informação em contextos dinâmicos – elementos sócio-históricos” reúne textos que reportam e analisam a recente história brasileira em torno da salvaguarda do acesso público à informação e assinalam principalmente os elementos econômicos, políticos e sociais envolvidos na questão.

A seção “Informação pública, liberdade de informação e a Lei de Acesso à Informação – limites e possibilidades” toma como referência o marco legal que envolve o acesso à informação, assim como assinala o contexto de implementação da Lei de Acesso à Informação no âmbito das instituições públicas brasileiras.

Por fim, a seção “A informação sensível em tempos de hipervisibilidades: repercussões” tematiza o acesso à informação em ambientes digitais tomando como referência a permeabilidade dos dispositivos, a sensibilidade das informações produzidas e disseminadas e o caráter público da proteção da informação coletiva ou privada disposta em tais ambientes.

 

 

 

 

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADANIA: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis

O advento das tecnologias digitais em rede ocasionaram inúmeros desafios e transformações nos processos que envolvem a formação humana e a cultura científica. Acreditamos que tais transformações requerem diálogo, negociação e adaptações no âmbito da cultura escolar e acadêmica na atualidade.

Diante de tais desafios, repertoriamos na obra “Educação científica e Cidadania: Abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis” um conjunto de abordagens teóricas e metodológicas para formação do pesquisador juvenil. Espera-se que, ao traduzir as complexidades, desafios e alternativas construídas nesse contexto, possamos estabelecer um diálogo amplo com os distintos atores sociais envolvidos e contribuir para a ampliação da concepção de cidadania em espaços de formação científica.

O livro, também disponível em E-Book, foi produzido com a colaboração de 27 especialistas, mestres e doutores formados pela UFMG e é dedicado aos profissionais que atuam na iniciação científica do público juvenil.

A obra tem como foco uma perspectiva cidadã de ciência e reúne 21 capítulos articulados nos seguintes eixos: Educação científica e cidadania; Metodologias de pesquisa, comunicação e divulgação científica; Letramentos, leituras e mediações; Ciências, tecnologias e práticas colaborativas em ambientes digitais.

Educação Científica e Cidadania
Maria Aparecida Moura(Org)
Editor: PROEX/UFMG
ISBN:978-85-88221-33-8

CULTURA INFORMACIONAL E LIDERANÇA COMUNITÁRIA: Concepções e práticas

Capa Cultura Informacional
Cultura Informacional e Liderança Comunitária:concepções e práticas
Maria Aparecida Moura (Org.)
Editor: PROEX/UFMG
ISBN: 978-85-88221-28-4

A obra, que conta com versão expandida em E- book, é dividida em três seções.  Na primeira seção, Informação para o exercício da cidadania, são apresentados textos que tomam a informação como um fenômeno social imprescindível à conscientização e à defesa dos direitos humanos. Na seção Cultura informacional e digital apresentam-se os aspectos teóricos e práticos da interface cultura informacional e dispositivos tecnológicos contemporâneos, e problematizam-se os desafios de torná-los viáveis no cotidiano das práticas comunitárias. Na última seção, Avaliação, elaboração e gestão de projetos apresentam-se os princípios que orientam os projetos sociais, culturais e educativos do ponto de vista da gestão participativa das organizações comunitárias.
O E- book expande as discussões, reflexões e práticas apresentadas na obra impressa. Para tanto, inclui um conjunto de informações, exemplos e dispositivos eletrônicos voltados ao desenvolvimento de formações comunitárias orientadas aos perfis, demandas e especificidades dos movimentos sociais, comunidades e organizações comunitárias.  
A obra que toma como eixo fundamental a autonomia esclarecida das lideranças comunitárias desenvolvidas a partir da conexão de saberes acadêmicos e populares, busca criar os elementos necessários à participação comunitária na Sociedade da Informação e do Conhecimento e nos desdobramentos dela decorrentes de uma perspectiva mais equitativa e menos contingente.