Semiose e Fluxos Informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais

ZILLER, Joana. MOURA, Maria Aparecida. Semiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais. Liinc em revista, v.6, n.2, setembro, 2010, rio de janeiro, p. 324-340. disponível em http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewfile/369/255

Resumo: Muito presente nas definições de informação, a ideia de representação é também a base da semiótica de Charles Sanders Peirce. O texto se propõe a pensar a informação em relação a conceitos que permeiam a semiótica peirceana. Assim, busca relacionar informação, semiótica e fluxos digitalizados. Nesse contexto, o usuário convive com a necessidade de alterar seu papel tradicional, de modo a assumir tarefas de produção, publicação, seleção e mediação de informações. Atua como produser (BRUNS, 2008): além de acessar as informações digitalizadas, apropria-se delas, remixa e ressignifica, devora e reconstrói, republica e assume o lugar de mediador.