Resumo: A intensificação do uso das tecnologias interativas em rede ampliou o atual cenário de produção e comunicação científica com a conseqüente diversificação dos atores, o intercâmbio de funções e a relativa horizontalização das relações sociais no processo de produção científica. Nesse trabalho, buscou-se compreender os aspectos sociais e tecnológicos envolvidos nas novas dinâmicas de cooperação científica on-line. Apresentam-se as concepções de comunidade de prática, comunidades virtuais de prática e de redes sociais e o seu entrelaçamento na dinâmica de compartilhamento de informação e conhecimento. Descrevem-se as características gerais dos dispositivos digitais adotados no design de redes sociais de cooperação científica on-line e analisam-se os impactos dessas novas mediações na produção científica contemporânea.

MOURA, M. A. . Informação e conhecimento em redes virtuais de cooperação científica: necessidades, ferramentas e usos. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 10, p. 1-21, 2009.

Notice: Use of undefined constant rand - assumed 'rand' in /var/www/html/mamoura/wp-content/themes/wpex-pytheas/content-related-posts.php on line 24