A disciplina objetiva oferecer uma introdução à Análise de Redes Sociais no campo da Ciência da Informação (CI) incorporando as discussões teóricas, os métodos e as técnicas com o objetivo de avaliar os alcances e os limites dessa abordagem nos estudos desenvolvidos em CI.

Nesse sentido, visa:

Conhecer os aportes e a ferramentas de análise de redes sociais em suas dimensões teóricas e metodológicas;

  • Compreender as relações entre informação e as redes sociais;
  • Formalizar e explicitar o nó transdisciplinar dos conhecimentos sobre a análise de redessociais;
  • Realizar, em termos experimentais, análise de redes sociais coerentes e pertinentes emrelação aos objetivos e objetos de estudos desenvolvidos nas pesquisas acadêmicas em CI.

Para tanto, a disciplina se organizará em torno dos seguintes eixos:

  • Fundamentos teóricos e históricos das redes sociais: motivações empíricas e teóricas.
  • Conceitos fundamentais à análise de redes: unidades de análise.
  • Contextualização de ações individuais e coletivas.
  • Redes sociais e estruturas relacionais.
  • Descrição e visualização de redes sociais (propriedades estruturais dos atores individuais,detecção e descrição dos grupos).
  • Aplicações: análise de diferentes situações e questões sociais tais como: movimentos sociais,redes sociais em organizações, espaços colaborativos de produção do conhecimento, redes de interações virtuais ( Flickr, Facebook, Twitter, Youtube,etc.),