O Programa Saberes Plurais tem por objetivo ampliar os espaços de produção, difusão e compartilhamento de dispositivos multimodais dedicados ao imaginário e às oralidades populares, com o propósito de ampliar a memória social brasileira, a partir das histórias de vida e da perspectiva dos cidadãos comuns.

Se constitui em um fórum de iniciativas populares e acadêmicas dedicadas à formação humana, à pesquisa, a produção recursos informacionais, a promoção e a divulgação de ações destinadas ao registro do patrimônio imaterial, a sustentabilidade dos modelos comunitários de circulação da produção cultural tomando como referência o fortalecimento da cidadania cultural.

O programa apoia a participação de artesãos e artistas populares, através da democratização de recursos e da consolidação de metodologias que estimulem a autonomia esclarecida dos cidadãos na construção de suas narrativas.

O método de produção dos acervos inspira-se no trabalho realizado pelo Museu da Pessoa (Brasil), o Center for Digital Storytelling (EUA) e pelo Centre for Oral History and Digital Storytelling (Canadá) e visa proporcionar o aprendizado do registro de narrativas audiovisuais, a difusão dos saberes intergeracionais e o conhecimento de tecnologias digitais aplicados aos projetos comunitários. Finalmente, o Programa objetiva repercutir os princípios da aprendizagem cultural e social desenvolvidas por cidadãos comuns e as estratégias dela decorrente na preservação do patrimônio material e imaterial.

Equipe:

Maria Aparecida Moura – Coordenadora

Maria das dores Nogueira – cocoordenadora

Terezinha Furiati – cocoordenadora

Nayara Oliveira – Bolsista

Saberes plurais – Museu virtual

Canal no Youtube