O advento das tecnologias digitais em rede ocasionaram inúmeros desafios e transformações nos processos que envolvem a formação humana e a cultura científica. Acreditamos que tais transformações requerem diálogo, negociação e adaptações no âmbito da cultura escolar e acadêmica na atualidade.
Diante de tais desafios, repertoriamos na obra “Educação científica e Cidadania: Abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis” um conjunto de abordagens teóricas e metodológicas para formação do pesquisador juvenil. Espera-se que, ao traduzir as complexidades, desafios e alternativas construídas nesse contexto, possamos estabelecer um diálogo amplo com os distintos atores sociais envolvidos e contribuir para a ampliação da concepção de cidadania em espaços de formação científica.
O livro, também disponível em E-Book, foi produzido com a colaboração de 27 especialistas, mestres e doutores formados pela UFMG e é dedicado aos profissionais que atuam na iniciação científica do público juvenil.
A obra tem como foco uma perspectiva cidadã de ciência e reúne 21 capítulos articulados nos seguintes eixos: Educação científica e cidadania; Metodologias de pesquisa, comunicação e divulgação científica; Letramentos, leituras e mediações; Ciências, tecnologias e práticas colaborativas em ambientes digitais.
Educação Científica e Cidadania
Maria Aparecida Moura(Org)
Editor: PROEX/UFMG
ISBN:978-85-88221-33-8