- Mobilidade, sociabilidade e redes sociais:
O papel e a dinâmica da sociedade em rede (fixas, Internet, móveis) nos processos de apropriação social da informação e do conhecimento. Análise das interações sociais mediadas por redes de cooperação, produção e compartilhamento informacional. Dispositivos e práticas promotoras de trocas, mobilidade e nomadismo informacional (presença-ausente).. Diversidade cultural e lingüística em ambientes digitais.
- Organização da informação em ambientes colaborativos:
A organização do conhecimento face aos novos usos e usuários da informação. Teorias e metodologias para a construção de instrumentos e linguagens de representação e de recuperação da informação. Desafios para a classificação dos saberes multi-inter-transdisciplinares face às transformações da ciência e da sociedade. Fluxos informacionais. Estatuto do documento no contexto digital.
- Qualidade da informação e Indicadores informacionais:
Identificação, sistematização e consolidação de critérios e indicadores que contribuam, do ponto vista informacional, ao monitoramento das políticas públicas para a democratização e o acesso à informação. Abordagem social aplicada à qualidade da informação.
- Cultura informacional (Information literacy):
Identificação, sistematização e consolidação de perfis e programas de formação que contribuam na consolidação de uma formação voltada à cultura informacional em contextos sociais e em ambientes digitais. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Abordagem informacional na formação do pesquisador. Identidade e percursos informacionais